Prefeitura de Canoas estima concluir em novembro mutirão de limpeza após temporal

Prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas explicou que em algumas regiões é necessário a retirada de algumas árvores, mas na mesma proporção será feito o plantio de novas

Foto: Rádio Guaíba

Servidores da prefeitura de Canoas começaram, nesta semana, o mutirão de limpeza para acabar definitivamente com os resquícios do temporal que atingiu a cidade em 15 de agosto. Em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, estimou que a cidade estará completamente recuperada do temporal dentro de 45 dias.

“Nós tivemos duas mil residências destelhadas, o que me fez emitir, na mesma noite, decreto de urgência que foi encaminhado ao governo do Estado. Com fundamento nisso eu mandei comprar 20 mil telhas que foram entregues para aquelas pessoas que tiveram casas destelhadas. Foram milhares de árvores derrubadas na cidade. Muito embora estivéssemos trabalhando com muito afinco, não foi possível limpar completamente a cidade. Queremos, por volta de 30 a 40 dias, deixar a cidade completamente limpa”, destacou Marques.

O prefeito explicou que em algumas regiões é necessário a retirada de árvores, mas na mesma proporção será feito o plantio de novas. A força-tarefa prevê mais caminhões e retroescavadeiras nas ruas da cidade para para recolher por completo galhos, folhas e demais resíduos que existam pelas ruas. O serviço teve início nas regiões Nordeste e Sudoeste. A força-tarefa é formada pelas equipes das secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e das cinco subprefeituras.

Na área da saúde, o chefe do executivo ressaltou a contratação de uma nova empresa, com o aval do Ministério Público, para atender o hospital de Pronto Socorro da cidade. Houve também a prorrogação da intervenção no Hospital Universitário por mais 120 dias. Já o hospital Nossa Senhora das Graças, conhecido pelos canoenses como gracinha, segue trabalhando a pleno. Para dar suporte aos atendimentos médicos, a UPA do Idoso foi reaberta na cidade. Nos próximos dias a prefeitura espera concluir a revitalização a UPA no bairro Niterói e colocar à disposição da população.