Hemocentro atende somente doadores agendados até o dia 15 de maio em Porto Alegre

No momento, sistema para novos agendamentos está fora do ar

Para doar sangue ou plaquetas, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar em jejum | Foto: Mike Sena / Divulgação / CP

O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), localizado em Porto Alegre, informa que atenderá até a próxima quarta-feira, 15, somente doadores de sangue previamente agendados com eles. Neste momento, o sistema para novos agendamentos encontra-se fora por razões operacionais da Procergs, que hospeda o serviço. Equipes trabalham no reestabelecimento.

 

O Hemorgs vem atendendo no limite de sua capacidade e muitos voluntários podem ficar frustrados por não conseguir doar. A área técnica do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) solicita que mais interessados aguardem para realizar esse ato que salva vidas, a partir da segunda quinzena do mês.

A necessidade de doações é constante, porém o sangue tem validade e para o concentrado de plaquetas esta validade é de apenas cinco dias. Por isso, as doações precisam ser organizadas e em número suficiente garantindo os estoques para o atendimento na rede de serviços de saúde conforme a demanda e sem desperdícios.