TSE oficializa criação do Núcleo de Inteligência para impedir violência nas eleições

Primeira reunião do colegiado, presidido por Alexandre de Moraes, deve ocorrer nos próximos dias, para definir formas de atuação

Foto: Marcelo Camargo/ABr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instalou um Núcleo de Inteligência, tendo como foco monitorar, prever e combater a violência relacionada às eleições deste ano. O colegiado vai ser comandado pelo próprio presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes.

A criação do grupo consta no Diário de Justiça Eletrônico desta quinta-feira, em uma resolução criada pelo tribunal. As atividades do núcleo ocorrerão por meio de uma parceria entre o TSE e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares.

A primeira reunião em torno do tema deve ser realizada nos próximos dias. As formas de funcionamento serão divididas, com a definição de parâmetros de coordenação entre a Justiça Eleitoral e as PMs.

A criação do grupo havia sido acordada em 24 de agosto, durante uma reunião em Brasília. De acordo com o TSE, representantes da Justiça Eleitoral e das PMs “atuarão em conjunto para coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral”.

Além de Moraes, o colegiado vai contar com a participação do juiz auxiliar Marco Antonio Martin Vargas, que assume a secretaria-executiva. Já o conselho de comandantes deve ser representado pelos tenentes-coronéis Waldicharbel Gomes Moreira (DF), Lázaro Tavares de Melo da Silva (MG) e José Luís Santos Silva (BA).

Em relação à Polícia Militar, o foco é prever e impedir motins e atos de indisciplina ou atos antidemocráticos por parte dos integrantes da tropa durante a realização do primeiro e do segundo turno de votação, marcados para os dias 2 e 30 de outubro, respectivamente.