Melo quer decretar situação de emergência no bairro Ponta Grossa, em Porto Alegre

Região sofre com problemas crônicos, como buracos, alagamentos e esgoto a céu aberto

Foto: Guilherme Almeida/CP

O prefeito Sebastião Melo quer decretar estado de emergência no bairro Ponta Grossa, na zona Sul de Porto Alegre. Como mostrou o Correio do Povo, moradores se reuniram no fim de semana para manifestar preocupação com a região, que sofre com constantes alagamentos, buracos nas ruas e esgoto a céu aberto. De acordo com Melo, a declaração de emergência permite que o poder público possa resolver questões de forma mais rápida, fazendo compras e contratando obras viárias, por exemplo.

“Preciso que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) se manifeste nesse sentido, e eu automaticamente decreto (estado de emergência). Aí, poderemos tomar as providências necessárias”, disse o prefeito, que na terça-feira enviou equipe com drone para avaliar o bairro. No fim da tarde de sábado, dezenas de moradores se reuniram na rotatória da avenida Juca Batista com a Eduardo Prado, no bairro Ipanema, para chamar a atenção do poder público. Conforme o grupo, a sensação é de esquecimento na região. Houve apelos por socorro, buzinaços e panelaços durante o ato. Cartazes também foram expostos nas calçadas e durante o sinal vermelho.

Segundo os manifestantes, os problemas crônicos fazem, por exemplo, com que crianças faltem à escola, devido à dificuldade de locomoção. Com vans escolares, a carreata seguiu em direção à rotatória que liga a via à entrada da região do Campo Novo. “Cansados de comer poeira”, “Prefeito, precisamos do senhor, nos ajude” e “Patrolar ruas é como enxugar gelo, mas é o que precisamos”, diziam faixas levadas pelos moradores.