Câmara de Porto Alegre aprova inclusão da educação digital em escolas do município

Intitulada 'Cidadania Digital', matéria dever incluir abordagem de temas como crimes de internet, direito de imagem e comércio digital

Foto: Rafaela Redin / PMPA

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, um projeto que prevê a inclusão do ensino de educação digital no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede municipal. A proposta estabelece que o conteúdo seja aplicado em paralelo ao ensino de outras disciplinas, de maneira transversal.

Intitulada ‘Cidadania Digital’, a matéria deve incluir, de acordo com o texto, a abordagem de temas como alfabetização digital e educação midiática. Debates sobre crimes de internet, direito de imagem e comércio digital também devem entrar na pauta da disciplina.

Além da inclusão digital, o PLL Nº 313/21 visa combater o cyberbullying e impedir a exposição dos alunos no âmbito virtual. “O intuito do projeto é promover, de forma preventiva, a educação para a utilização adequada e segura das redes sociais e das mídias, de forma a formar cidadãos responsáveis”, esclarece a autora da proposta, vereadora Mônica Leal (PP).