O Rio Grande do Sul terá maior presença de nuvens neste sábado, embora o sol apareça em diversas localidades ao menos em parte do dia. No decorrer do dia, a atmosfera se instabiliza. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a chuva atinge um maior número de localidades da tarde para a noite. Como a chuva tende a ser muito irregular, não se espera que chova em todo o estado.
O dia começa ameno e sem frio na maior parte dos municípios. Aquece com maior umidade, o que deve proporcionar sensação de relativo abafamento em várias localidades.
As mínimas rondam os 13ºC em Santana do Livramento e os 12ºC em Bagé e São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24ºC em Torres e 26ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15ºC e 23ºC.
Frente fria vai mudar o tempo com chuva e queda de temperatura. O sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio que vai avançar neste fim de semana pela Argentina e o Uruguai. Diferentemente da incursão de ar frio do começo de julho, esta massa de ar terá trajetória marítima e vai estar associada a um centro de alta pressão que ficará sobre o Atlântico.
No domingo, a frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e chove com queda de temperatura e mudança do vento para Sul. A queda da temperatura será maior na Metade Sul enquanto a instabilidade deve se concentrar mais do Centro para o Norte do estado. A chuva será irregular e mal distribuída.
Na terça-feira, o tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil com o avanço do ar seco e frio de alta pressão atmosférica. Os acumulados de chuva não serão expressivos na grande maioria das cidades na passagem da frente. Há baixo potencial de tempo severo. Qualquer ocorrência, se vier a acontecer, será bastante isolada com maior risco de queda de granizo localizada.