Mateus Wesp assume a liderança do governo na Assembleia Legislativa

Primeiro desafio do deputado vai ser articular projeto que prevê investimentos estaduais em BRs

Foto: Thaise Ribeiro/Divulgação

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) oficializou, nesta terça-feira, o nome de Mateus Wesp (PSDB) como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Wesp entra no lugar de Frederico Antunes (PP), que ocupou o cargo de articulador na Casa desde o início da gestão de Eduardo Leite, em 2019. Nos últimos anos, o parlamentar tucano relatou os projetos das leis orçamentárias e atuou em defesa das reformas propostas pela gestão atual.

A saída de Antunes ocorre em função do período eleitoral, uma vez que o PP, partido dele, definiu como pré-candidato ao Palácio Piratini o senador Luis Carlos Heinze. Ao longo da trajetória de Antunes como líder do governo, foram aprovados 242 projetos do Executivo. A saída se dá sem rompimentos, tendo sido combinada anteriormente, segundo o parlamentar.

O primeiro – e talvez maior – desafio que o tucano vai enfrentar na liderança é o de articular os votos necessários para a aprovação do PL 51/22, que trata do repasse de R$ 495 milhões estaduais para investimento em BRs. A proposta vem sofrendo resistência de parlamentares, incluindo os da base governista, tendo sido retirada de pauta mais de uma vez. No início do mês, a matéria voltou a tramitar com urgência, trancando a pauta de votações a partir da sessão de 12 de julho, última antes do recesso parlamentar.