Cachoeirinha e mais dois municípios gaúchos escolhem novos prefeitos em 30 de outubro

Pleito está previsto para ocorrer na mesma data da realização do segundo turno das Eleições Gerais de 2022

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) divulgou, nesta terça-feira, a data das eleições suplementares em três municípios gaúchos. Conforme o órgão, os moradores de Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre-Rios do Sul vão escolher os novos prefeitos em 30 de outubro – mesmo dia em que está prevista a realização do segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Em Cachoeirinha, o novo chefe do executivo municipal vai ser escolhido devido à cassação dos diplomas de Miki Breier (PSB) e Maurício Medeiros (MDB), prefeito e vice-prefeito, respectivamente, por decisão do Pleno do TRE-RS. Durante sessão realizada em 19 de abril deste ano, o órgão decidiu multar Miki Breier em R$ 21.282, além de deixar o político, pelos próximos oito anos, inelegível. Já Maurício manteve os direitos políticos e, se quiser, pode participar, inclusive, do pleito suplementar.

Em Cerro Grande, no Norte gaúcho, o novo pleito vai ocorrer por conta da cassação dos diplomas de Vlamor José Capelett (PP) e Gláucia Regina Brocco (PP), prefeito e vice-prefeita. Segundo o TRE-RS, ambos perderam os diplomas por coagir eleitores no pleito de 2020. Além da perda dos cargos, a Justiça aplicou multa individual de R$ 53.205 para os dois.

Já em Entre-Rios do Sul, também na região Norte, o novo pleito ocorre devido à cassação dos diplomas de Jairo Paulo Leyter (MDB) e Auri Luiz Vassoler (MDB). Em sessão realizada em 20 de maio, o Pleno do TRE-RS entendeu que a dupla aumentou em quatro vezes, durante o ano eleitoral, o valor de gastos com fundos municipais de habitação, que eram utilizados para reformar casas na cidade. Além da perda do diploma, a Justiça eleitoral decidiu deixar Leyter inelegível pelos próximos oito anos.