Pela terceira semana consecutiva, governo estadual decide emitir Avisos a todas as regiões Covid

Nas últimas três semanas, Estado registrou aumento nas internações relacionadas ao coronavírus em leitos clínicos e de UTI

Governador Ranolfo conduziu reunião do Gabinete de Crise, realizada por videoconferência - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo do Estado decidiu, nesta quarta-feira, emitir Avisos para todas as 21 regiões Covid no Sistema 3As de controle da pandemia de coronavírus. É a terceira semana consecutiva em que isso ocorre. De modo geral, as áreas registraram piora nos indicadores da enfermidade.

Conforme o Piratini, houve aumento nas internações de pacientes relacionados à Covid-19 em leitos clínicos, de baixa e média complexidade, e de unidade de terapia intensiva (UTI). De 9 a 31 de maio, o número de pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença saltou de 341 para 737 em vagas de enfermaria. Já em relação aos casos graves, o número aumentou de 134 para 215, o que corresponde a um crescimento de 60% no mesmo período.

Ainda segundo o governo gaúcho, o contágio acelerado também já se reflete no número de óbitos causados pela doença. No início de maio, a média móvel de mortes diárias no RS era quatro. Na última semana do mês, o indicador subiu para oito.

Por conta disso, o Estado reforça a importância de que a população busque a segunda e a terceira doses da vacina contra a Covid-19. Apenas 53,9% da população residente do Rio Grande do Sul tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.

Ainda durante a reunião, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Junior (PSDB), integrantes do Gabinete de Crise também ressaltaram a importância da vacinação contra a influenza (gripe) e da utilização de máscaras de proteção facial em ambientes e situações específicas, como hospitais, serviços de saúde e farmácias (mesmo que em ambientes externos), no transporte público e em situações de aglomeração, especialmente por pessoas com saúde debilitada, que pertençam a grupos de risco ou que estejam com sintomas de doença respiratório. Nesse último caso, é recomendado o uso do equipamento em qualquer ambiente fechado.