Ciclone: Porto Alegre prepara o Ginásio Tesourinha para atender pessoas em situação de rua

Local vai ser organizado durante a tarde desta terça-feira

Foto: Cesar Lopes / PMPA

O Ginásio Tesourinha vai servir como abrigo da população em situação de rua, em razão do ciclone que deve atingir Porto Alegre e outras cidades gaúchas a partir das noite desta terça-feira. Conforme escreveu no Twitter o prefeito da capital, Sebastião Melo, o local vai ser organizado durante esta tarde.

“Determinei que o time prepare o Tesourinha como base de acolhimento para a população em situação de rua, além dos espaços de Assistência Social disponíveis. As equipes trabalharão ao longo da tarde para organizar a estrutura”, disse Melo. Mais cedo, o prefeito se reuniu com a Defesa Civil local, Secretarias Municipais e órgãos de assistência social para definir essa e outras ações.

A área de assistência social – Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – está de plantão para eventuais acidentes e atendimento à população de rua. As ações da Operação Inverno – que tinham previsão de começar em 4 de junho – foram antecipadas para essa terça. Desde a noite passada, equipes saíram às ruas com horário estendido, até as 22h, fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas da cidade.

Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156. Em caso de dúvidas e emergências, as pessoas devem acionar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Ciclone afeta serviços na capital
A prefeitura também decidiu por encerrar mais cedo a vacinação contra a Covid-19 no Shopping João Pessoa. O serviço vai ser oferecido apenas até as 15h. Nos demais locais, o atendimento segue mantido no mesmo horário.

Outros serviços também já foram afetados. Os turnos da tarde e da noite das escolas municipais, por exemplo, foram cancelados nesta terça-feira, se estendendo à rede conveniada.