Porto Alegre suspende aulas da rede municipal devido ao alerta de ciclone

Escolas da rede privada e universidades também suspendem as atividades

Escola Municipal Grande Oriente

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta terça-feira a suspensão de aulas da rede municipal nos turnos da tarde e noite de hoje por conta do alerta do ciclone Yakecan, que pode trazer ventos acima dos 100 km/h. Segundo a administração municipal, a medida foi tomada como forma de preservar a segurança dos alunos e das equipes de ensino. A decisão, conforme a Capital, também vale para instituições conveniadas.

A medida também tem sido adotada em cidades da Região Metropolitana, como Gravataí, Cachoerinha e Glorinha, e por outros municípios do estado. Eldorado do Sul anunciou a suspensão de aulas da rede municipal em razão da previsão de fortes ventos. Em Rio Grande, não terá aulas hoje nas escolas municipais e universitárias da cidade.

Em Pelotas, a rede municipal também acatou a decisão.  A medida é válida para Ensino Fundamental, Médio e EJA. No município, a Faculdade Anhanguera também suspendeu as atividades presenciais nesta terça-feira.

Defesa Civil Estadual está em alerta máximo com o ciclone. De acordo com o coordenador do órgão, coronel Júlio César Rocha Lopes, as pessoas devem se abrigar em casa e não ficar embaixo de árvores e postes.

O coordenador, que aparece em vídeo ao lado do governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) também afirma que a população deve ficar atenta com animais domésticos e procurar dar assistência à população em vulnerabilidade social, orientando para que este público acesse as prefeituras e defesas civis municipais para ficarem protegidos.

Rede Privada

O Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) orienta que as instituições de ensino fiquem atentas à situação na sua região e sigam as orientações da Defesa Civil. Para aqueles estabelecimentos que estão localizados em regiões de alto risco, recomenda-se a suspensão das aulas no turno da tarde e da noite, no dia de hoje.

O Sindicato lembra que as instituições têm autonomia para decidir sobre o seu funcionamento e a organização do seu calendário escolar. “Esperamos que os efeitos desse ciclone seja o menor possível e que todos estejam em segurança quando ele passar pelo nosso Estado”, afirmou o presidente da entidade, Bruno Eizerik.

A Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS) suspendeu aulas presenciais hoje. As atividades serão somente em formato online.

UFCSPA e UFRGS seguem medida

Ainda na manhã desta terça-feira, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) anunciou a suspensão das aulas. “Devido ao alerta meteorológico emitido pelos órgãos oficiais e o alerta da Defesa Civil de Porto Alegre, as aulas presenciais da tarde e noite desta terça-feira e da manhã desta quarta-feira foram suspensas na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também foram suspensas”, diz a nota.

O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do RS (UFRGS) também publicou a Portaria 2625/2022, que suspende o expediente na Universidade após o meio-dia desta terça-feira, dia 17 de maio. A decisão se deve ao alerta da Defesa Civil de Porto Alegre referente à ocorrência de tempestade com perigo potencial, orientando a população para que evite transitar na rua e enfrentar o mau tempo durante o período indicado.