Dengue: Porto Alegre discute, na próxima semana, mudança de status de surto para epidemia

Decisão decorre do aumento recorde de casos da doença

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Com um volume recorde de 1.095 casos de dengue desde janeiro, a maioria (1.069) contraída dentro da cidade – sem que o paciente tenha viajado -, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre promoveu, nesta quinta-feira, uma reunião técnica e interna, com os servidores da Pasta. O objetivo era entender se o avanço do número de contaminações pode fazer com que o status da doença seja alterado de ‘surto’ para ‘epidemia’.

Em nota, a pasta informou que, por enquanto, o status segue mantido, mas que novas reuniões foram marcadas para a próxima semana. Até lá, os indicadores da dengue seguirão em análise.

De acordo com o comunicado, a decisão vai considerar “aspectos técnicos sobre infestação vetorial, incidência de casos no território e gravidade dos mesmos, além de dados referentes à capacidade assistencial da rede de saúde”.

A SMS reforçou, ainda, a importância de que a população dedique alguns minutos diários para limpar os pátios e residências, eliminando os locais com água parada.

Veja onde foram detectados casos de dengue na capital em 2022: