Retomada de voo direto entre Porto Alegre e Lisboa reabre “RS para o mundo”, avalia Ranolfo

Atualmente, três voos semanais saem da capital gaúcha em direção à portuguesa. Executivos de empresa aérea não descartaram ampliar oferta

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Uma reunião entre o governador Ranolfo Vieira Júnior e a CEO da Tap Air Portugal, Christine Ourmières-Widener debateu, nesta segunda-feira, a retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa. A viagem direta entre os destinos voltou a ser oferecida em 29 de março, após dois anos de suspensão em razão da pandemia de Covid. No total, a TAP liga 11 cidades do Brasil diretamente à Europa. O voo Lisboa–Porto Alegre é o segundo mais longo da companhia, depois do que parte de San Francisco (EUA).

Após o encontro, o governador destacou que a iniciativa da empresa aérea é a abertura do Rio Grande do Sul para o mundo. Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin “é muito importante essa retomada encurtando distâncias e na busca de novos investidores”. Os voos saem às terças, quintas e sábados em direção à capital portuguesa.

“Neste momento, são três voos semanais, mas, se houver demanda, não está descartado o aumento deste número”, afirmou a executiva da companhia aérea. Ranolfo destacou que o Rio Grande do Sul conta com potencial para ampliar a frequência.

O encontro também contou com a presença do diretor de promoção comercial e assuntos internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Neves; e do líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes. No fim da reunião, os executivos da TAP conheceram o histórico Palácio Piratini.