PF investiga comércio eletrônico de vinho proveniente de descaminho no RS

Policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Constantina e Passo Fundo

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Vinus, que investiga um grupo envolvido no comércio eletrônico de vinhos provenientes de descaminho. A ofensiva aconteceu de forma conjunta com a Receita Federal. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Constantina e Passo Fundo.

A investigação teve início a partir fiscalização realizada pela Receita Federal em centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo, quando foram apreendidas caixas de vinho provenientes da Argentina, enviadas via correspondência para compradores residentes em outros Estados, sem emissão de nota fiscal.

A partir da instauração do inquérito policial, comprovou-se que um morador do município de Constantina efetuava o descaminho de vinhos da Argentina e comercializava o produto em plataforma de comércio eletrônico na internet, fornecendo o produto de forma irregular para compradores de vários Estados brasileiros.

Ao longo da apuração, foram identificados outros dois indivíduos que faziam o transporte do vinho da fronteira com a Argentina até Constantina, de onde os produtos eram remetidos aos compradores nacionais. Além das buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias utilizadas pelo grupo para recebimento dos valores ilícitos.

A operação também conta com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que realizou apreensões de duas cargas de vinhos provenientes de descaminho, que eram transportadas pelos investigados, contabilizando mais de 100 caixas de vinho apreendido. Os crimes investigados são descaminho, associação criminosa e lavagem de dinheiro.