Pentágono estima que entre “2 mil e 4 mil” soldados russos tenham morrido na Ucrânia

Apesar dos números, estimativa ainda é considerada de "baixa confiança"

Foto: Defense of Ukraine/Reprodução

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse a legisladores, nesta terça-feira, que estima até 4 mil mortes de soldados russos na invasão de quase duas semanas da Ucrânia.

Questionado em uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara sobre quantos soldados russos morreram até hoje na operação militar, o tenente-general Scott Berrier, diretor da Agência de Inteligência de Defesa do Pentágono, citou “algo entre dois (mil) e 4 mil”. As informações foram publicadas pela Agência France Presse (AFP).

Berrier acrescentou, no entanto, que a estimativa é considerada “de baixa confiança” por ter sido montada usando uma combinação de fontes de inteligência e dados de código aberto.

A Rússia, em um raro release sobre figuras militares mortas, disse em 2 de março que 498 soldados do país haviam morrido, embora a Ucrânia acredite que esse número seja maior.

O Diretor de Inteligência Central, William Burns, disse ao painel da Câmara que acredita que a Guerra na Ucrânia é uma questão de “profunda convicção pessoal” para o presidente russo Vladimir Putin. “Ele está se alimentando de uma combinação inflamável de ofensa e ambição”.

Burns também expressou que está confiante de que os ucranianos vão continuar “resistindo feroz e efetivamente”