Após restauração, Estátua do Laçador retorna à Avenida dos Estados, em Porto Alegre

Reinauguração do monumento está prevista para ocorrer ainda em janeiro

Foto: Ricardo Giusti/CP

A Estátua do Laçador retornou, na tarde desta terça-feira, para a base, localizada na avenida dos Estados, na zona Norte de Porto Alegre. A operação para locomoção começou próximo das 15h, com a retirada do monumento do galpão em que passou pela restauração. A cavalaria do Movimento Tradicionalista Gaúcho escoltou o Laçador durante o trajeto de volta até o Sítio, monitorado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O monumento volta, com isso, para as proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em restauro desde setembro de 2021, a Estátua ainda vai passar por alguns ajustes previstos, na base, antes da reinauguração, prevista para ocorrer ainda em janeiro.

A iniciativa da restauração integra o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), ao lado da Associação Sul Riograndense da Construção Civil. A ideia inicial era devolver o Laçador antes do Natal, mas foram encontrados problemas graves no interior do monumento que prorrogaram o prazo.

O coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann, compara a situações adversas que comprometem o andamento de qualquer obra. “Depois que o abrimos, vimos tantas fissuras que a estátua estava se sustentando parada de pé pelo próprio peso”, contou. Ainda de acordo com Chwartzamann, havia risco real de queda do monumento em caso de vendaval forte.