Após restauração, Estátua do Laçador retorna à Avenida dos Estados, em Porto Alegre

Reinauguração do monumento está prevista para ocorrer ainda em janeiro

Foto: Ricardo Giusti/CP

A Estátua do Laçador retornou, na tarde desta terça-feira, para a base, localizada na avenida dos Estados, na zona Norte de Porto Alegre. A operação para locomoção começou próximo das 15h, com a retirada do monumento do galpão em que passou pela restauração. A cavalaria do Movimento Tradicionalista Gaúcho escoltou o Laçador durante o trajeto de volta até o Sítio, monitorado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O monumento volta, com isso, para as proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em restauro desde setembro de 2021, a Estátua ainda vai passar por alguns ajustes previstos, na base, antes da reinauguração, prevista para ocorrer ainda em janeiro.

A iniciativa da restauração integra o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), ao lado da Associação Sul Riograndense da Construção Civil. A ideia inicial era devolver o Laçador antes do Natal, mas foram encontrados problemas graves no interior do monumento que prorrogaram o prazo.

O coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann, compara a situações adversas que comprometem o andamento de qualquer obra. “Depois que o abrimos, vimos tantas fissuras que a estátua estava se sustentando parada de pé pelo próprio peso”, contou. Ainda de acordo com Chwartzamann, havia risco real de queda do monumento em caso de vendaval forte.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile