Melo visita bairro Sarandi e promete ressarcir prejuízo de moradores e comerciantes

Arroio transbordou com chuva forte da madrugada. Em três locais, mutirão estima retirada de 20 toneladas de lixo, ainda hoje

Foto: Giulian Serafim / PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, vistoriou o entorno do Arroio Sarandi, que alagou em razão da chuva forte ocorrida na madrugada. Além de determinar a constituição de uma força-tarefa liderada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que em curto prazo vai desassorear o arroio, Melo pediu desculpas a moradores e comerciantes do bairro Sarandi e prometeu ressarcir quem teve prejuízo. “Como está não vai ficar”, disse o prefeito, ao projetar “respostas concretas de curto, médio e longo prazo”.

De acordo com a administração municipal, a subprefeitura do Sarandi e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) vão cadastrar as perdas de moradores e comerciantes a fim de construir uma forma de ressarcimento, com a participação da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Melo também determinou às secretarias municipais de Mobilidade e Obras e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) uma avaliação sobre a necessidade de permanência da ponte existente na rua Zeferino Dias. Para o prefeito, ela pode estar favorecendo o acúmulo de lixo e o transbordamento do arroio.

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fizeram um mutirão de limpeza nas imediações do arroio Sarandi. Os trabalhos também se estenderam à rua Ângelo Crivellaro, na esquina com a Santa Isabel, nas proximidades do arroio Mem de Sá, e na esquina da Ipiranga com a rua Joaquim Porto Vilanova, no entorno do arroio Dilúvio, bairro Jardim do Salso.

Com o transbordamento desses riachos, houve acúmulo de lodo e resíduos nas vias adjacentes. A expectativa é de que até mais 20 toneladas de resíduos sejam retiradas desses locais até o fim da tarde.

Dragagem

Para auxiliar no escoamento das águas, o Dmae finaliza a contratação de serviços de dragagem e desassoreamento de arroios, com previsão de início em 2022.