Chuva provoca transbordamento de arroio e falta d’água em Porto Alegre

Parada de estações do Dmae desabastece os bairros Vila Nova, Belém Novo e Santa Tereza

Foto: Fabiano do Amaral/CP

A chuva que caiu na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, alagou vias e provocou o transbordamento de um arroio, além de paralisar estações de bombeamento de água, em razão da falta de e energia elétrica.

Em uma hora choveu 6,4 milímetros e, em 24 horas, 20,6 – o que equivale a um terço do acumulado de novembro.

Transbordamento

A Defesa Civil Municipal atendeu uma ocorrência de transbordamento de arroio no bairro Teresópolis. As equipes constataram acumulo de lixo no local, o que dificultou o escoamento do córrego, alagando casas instaladas à margem do talude. Os agentes orientaram os moradores e disponibilizaram cobertores e colchões.

Falta d’água

Assim como já havia ocorrido ontem, o temporal gerou falta de energia elétrica e a consequente parada da estação de bombeamento São Jorge 2. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), os bairros Vila Nova e Belém Novo podem ter o abastecimento afetado. A estação que abastece o Santa Tereza, que ficou sem energia ainda nessa quinta-feira, segue parada para recuperar nível.

Trânsito

As equipes de fiscalização e elétrica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes. Foram registrados locais com acúmulo de água, mas sem bloqueio total.

Entre os pontos que inundaram, o da av. Assis Brasil com a rua Emílio Lúcio Esteves, da av. da Azenha, nas imediações da av. Oscar Pereira, da rua Sarmento Leite esquina com a Engenheiro Luiz Englert, da av. Farrapos com a rua Santo Antônio e da av. Voluntários com a Barros Cassal. Há um semáforo em amarelo piscante também na Voluntários com a Garibaldi.

Árvores

Até o momento foram informadas duas quedas de vegetais, uma sobre o passeio público, na rua Coronel Bordini, causando bloqueio parcial, e outra sobre uma parada de ônibus, na rua Professor Cristiano Fischer.

A prefeitura orienta que a população faça o registro das demandas, via telefone 156. Em caso de dúvidas e emergências, devem ser procurados a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).