Controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre encerra operação com 55 casos confirmados de Covid-19

Na Trensurb, duas pessoas testaram positivo para a doença durante primeiro dia da iniciativa

Foto: Cristine Rochol / PMPA

O projeto-piloto de controle sanitário no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, detectou, em duas semanas de operação, 55 casos de coronavírus. A Barreira sanitária se encerrou na madrugada desta segunda-feira.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 6.203 passageiros foram testados no período. O número corresponde a 7,78% do fluxo de passageiros que passaram pelo terminal nos últimos 14 dias.

Ainda segundo a pasta, dos casos confirmados, 40% eram passageiros que se autodeclararam sintomáticos em um formulário que é aplicado antes do teste. Porém, no momento da notificação na ferramenta Esus Notifica, do Ministério da Saúde, junto ao profissional de saúde, 52,7% relataram algum sintoma nos últimos dias ou no momento da abordagem.

Os testes foram feitos em passageiros que estiveram no exterior há 14 dias e aqueles provenientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que já registraram casos da variante indiana. A prefeitura de Porto Alegre ainda não confirmou se o projeto vai continuar.

No metrô, dois casos confirmados no primeiro dia da iniciativa

Apesar do encerramento do projeto no aeroporto, uma iniciativa similar passou a operar na Estação Mercado, da Trensurb, nesta segunda. De acordo com a SMS, dois passageiros, oriundos de Cachoeirinha, na região Metropolitana, tiveram a Covid confirmada após passarem pelo teste rápido de antígeno (TR Ag), capaz de identificar uma proteína presente no coronavírus.

Hoje, o projeto ocorreu das 9h as 17h. No entanto, a partir desta terça, com a integração da equipe da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o atendimento passa a ser das 9h as 19h, e deve ser estendido nos próximos dias. A ação está programada para ocorrer de segunda a sexta, por um período mínimo de 14 dias, podendo ser prorrogada mediante avaliação.