Covid-19: barreira sanitária, na Estação Mercado, da Trensurb, começa a operar na próxima segunda

Previsão será realizar o monitoramento por um período mínimo de 14 dias, podendo ser prorrogado

Foto: Ingrid Souza/Trensurb

A operação da barreira sanitária para detectar casos de coronavírus na Estação Mercado, da Trensurb, em Porto Alegre, terá início a partir da próxima segunda-feira. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será coordenada pela Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O acordo foi firmado na última quarta.

A iniciativa irá ocorrer, de segunda a sexta, das 9h as 17h. No entanto, após a integração da equipe da universidade, o horário será estendido, passando o funcionamento da atividade para o período entre as 7h e as 19h. Conforme a SMS, a previsão é realizar o monitoramento por um período mínimo de 14 dias, podendo prorrogar o prazo mediante avaliação.

Funcionamento

O controle dos passageiros será feito com o auxílio de uma câmera térmica, capaz de verificar a temperatura corporal. O equipamento está instalado próximo às catracas usadas para o embarque e o desembarque dos usuários, e é capaz de realizar 5 mil medições em apenas 30 minutos. A tecnologia também permite a identificação do uso de máscara, gênero e idade dos passageiros.

A partir daí, os passageiros que estiverem com temperatura superior aos 37,5ºC serão convidados a a fazer teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19, que é capaz de detectar uma proteína presente no vírus. Caso o resultado dê positivo, significa infecção viral ativa.

De acordo com a Trensurb, grupos de usuários serão selecionados, aleatoriamente, para que sejam submetidos ao exame – que deve contemplar cerca de 10% dos passageiros que utilizam o terminal.