Porto Alegre fará mutirão de aplicação da segunda dose da CoronaVac neste sábado

Vacinas enviadas à Capital não serão suficientes para zerar a demanda

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou, na manhã desta sexta-feira (18), que o final de semana será marcado por um mutirão de aplicação da CoronaVac. No sábado (19), todas as equipes de plantão serão mobilizadas para o atendimento das 38 mil pessoas que estão com a segunda dose em atraso na cidade.

A ideia é atender o maior número de cidadãos possível – ainda que o contingente repassado à Capital não seja suficiente para zerar a demanda. Hoje, Porto Alegre terá acesso a 17 mil ampolas do imunizante – contingente que corresponde a pouco mais de 15% do total enviado ao Rio Grande do Sul. Os pontos de vacinação ainda não foram divulgados.

Ou seja: menos da metade das pessoas que aguardam, há semanas, pela segunda dose da CoronaVac serão contempladas. Como o Instituto Butantan já entregou mais 2,2 milhões de doses ao Ministério da Saúde, há a expectativa de que uma nova remessa do imunizante chegue aos municípios gaúchos na próxima semana.

Fim de semana não terá aplicação da primeira dose

Nem mesmo as vacinas da Pfizer/BioNTech e de Oxford/AstraZeneca, que são oferecidas como opções de primeira dose nesta sexta, estarão disponíveis no fim de semana para as pessoas que ainda não se vacinaram. Porto Alegre manterá, porém, a aplicação do reforço para quem recebeu a Pfizer há 21 dias e a AstraZeneca há pelo menos 12 semanas.