Lote que chega nesta sexta pode ainda não zerar espera pela 2ª dose da Coronavac no RS

Com base em números oficiais, existem 188.681 segundas doses do imunizante com registro pendente

Foto: Alina Souza/CP

Mesmo com o recebimento de mais 110,2 mil doses, previsto para a manhã desta sexta-feira, o Rio Grande do Sul pode ainda não conseguir zerar a lista de espera pela Coronavac. A Secretaria Estadual Saúde (SES) apontou, com base em números oficiais, que existem 188.681 segundas doses do imunizante com registro pendente. A Pasta explica que parte dessas doses faltantes pode até já ter sido aplicada, sem que os municípios tenham inserido o dado no sistema oficial.

Já o cruzamento de dados entre o registro oficial e o número de doses faltantes informado pelos municípios às coordenadorias de saúde chega a um montante semelhante ao que desembarca nesta sexta: 110 mil doses. É com base nesse cálculo, ainda extraoficial, a Secretaria espera normalizar o esquema vacinal.

Porto Alegre vive expetativa semelhante. Nessa quarta-feira, a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Schirmer, afirmou que 5 mil pessoas seguiam aguardando a segunda dose do imunizante.

A SES decidiu que todas as 110,2 mil doses da Coronavac serão usadas para completar – e não para iniciar – o processo de imunização. A Pasta ainda não divulgou a divisão de frascos por município, mas trabalha com a estratégia de distribuir doses apenas àqueles que ainda reportarem segundas doses pendentes. Já aqueles que tiverem sobras da vacina devem devolver os estoques à coordenadoria para que se faça um rateio entre as cidades.

“Comparamos e cruzamos dados dos municípios e do sistema oficial. Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas. Iremos distribuir vacinas Coronavac a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes, e pedimos que, caso haja excedente, não seja aplicado como primeira dose, o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio”, explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Além de uma remessa de Coronavac, também chegarão ao RS, no início da noite desta quinta, mais 141.540 vacinas da Pfizer. As mais de 250 mil doses devem ser distribuídas aos municípios ainda nesta sexta.

Até o início da noite desta quinta, o Rio Grande do Sul havia aplicado 5.703.102 doses de vacinas contra a Covid-19. O estado soma 45,2% da população vacinável coberta com a 1ª dose e 18,4% com o esquema completo.