Guaíba supera cota de inundação e a prefeitura interdita decks e passarelas do trecho 1

Foto: Gabriela Sardi / Especial / CP

O Rio Guaíba registrou cheia de 3,14m, superando a margem estipulada para a cota de inundação. A última aferição ocorreu às 15h de hoje através do Centro Integrado de Coordenação de Serviços, que é o órgão de monitoramento da Prefeitura de Porto Alegre.

A cota de Alerta do rio é estipulada em 2,50m e a base da cota de inundação é acima dos 3m. O CEIC-POA permanece monitorando o impacto da situação nos serviços municipais. A maior cheia do rio Guaíba já registrado ocorreu em novembro de 2023, quando o nível do Guaíba atingiu a marca de 3,46m. A secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade interdita os decks e a passarela do trecho 1 da Orla do Guaíba devido à cheia do rio.

Ao longo desta quinta-feira, a prefeitura fechou todas as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes de Porto Alegre. A medida de prevenção foi tomada devido ao risco de o Guaíba transbordar. O Exército auxilia na colocação de sacos de areia para reforço da proteção das comportas. A Defesa Civil de Porto Alegre alerta a população do centro histórico e 4° distrito sobre o risco de inundações e em caso de emergência, ligue para 199, 193 ou 156.