Oito empresas manifestam interesse em realizar a coleta de lixo de Porto Alegre

Provável vencedora pediu R$ 23,8 milhões para prestar os serviços

Ganhadora do processo deve ser conhecida ainda nesta sexta-feira. Foto: Guilherme Almeida/Arquivo/Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre teve oito propostas no processo de contratação emergencial para a coleta de lixo urbano da cidade. Os envelopes, abertos na manhã desta sexta-feira (18), revelaram que a melhor opção é uma empresa com sede na Capital, que pediu cerca de R$ 23,8 milhões para prestar os serviços até o final do ano.

Segundo o edital, o critério de escolha da próxima responsável pelo recolhimento de resíduos residenciais é, justamente, o valor proposto. A companhia que apresentou a proposta mais atrativa já submeteu os documentos necessários à administração, que analisa os dados neste momento.

A tendência é de que a empresa seja declarada como vencedora do processo ainda hoje. Até a assinatura do contrato emergencial, que será válido até 31 de dezembro, a coleta do lixo urbano fica a cargo da WK Innovatis. Os serviços da companhia foram solicitados, por meio de decreto, na noite da última terça-feira.

Relembre o caso

O chamamento da prefeitura foi necessário após a suspensão cautelar do contrato com a B.A. Meio Ambiente, até então responsável pelos serviços, na quarta-feira passada. Um dia antes, trabalhadores da empresa iniciaram uma paralisação alegando o não-pagamento de benefícios, como férias e décimo terceiro salário.