RS recebe 322 mil vacinas contra Covid-19 neste sábado; distribuição será na segunda-feira

Até o momento, Estado teve acesso a pouco mais de 1,6 milhão de doses

Imunizantes foram entregues nesta semana por Butantan e Fiocruz. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste sábado (20), a décima remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde. A carga é composta de 285,8 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 36,2 mil de Oxford/Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), totalizando 322 mil imunizantes.

Divididas em 28 caixas térmicas, as ampolas foram encaminhadas à Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi). A divisão das doses entre as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e os grupos que receberão as vacinas ainda não foram confirmados. Entretanto, o envio aos municípios acontece na segunda-feira (22).

Com esta remessa, chega a 1.604.400 o número de doses para a Covid-19 disponíveis no Rio Grande do Sul. Até agora, pouco mais de 700,7 mil moradores do Estado receberam a primeira aplicação, enquanto 262,6 mil completaram o programa previsto pelas fabricantes e estão imunizadas contra a doença.

Produção nacional acelera entregas

Nesta semana, o Ministério da Saúde entregou mais de 640 mil vacinas ao Rio Grande do Sul – o maior contingente desde o início da campanha. Na quarta-feira, foram entregues 318,2 mil doses do Butantan, que estão sendo usadas em idosos, profissionais da saúde e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Apesar de tímida, a aceleração se deve à produção nacional dos imunizantes. O Butantan concluiu a produção de 7,3 milhões de ampolas os últimos sete dias. Enquanto isso, a Fiocruz liberou os dois primeiros lotes de Oxford/AstraZeneca fabricados em território nacional – que, juntos, somam mais um milhão de doses.