A chuva incessante do final de semana pode levar o Guaíba a superar a marca histórica de 5,33m. Segundo previsão do IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da Ufrgs, o lago pode atingir os 5,4m entre entre hoje (segunda-feira) e amanhã. Os números se justificam não só pela chuva, que elevou as bacias que desaguam no Guaíba, mas também pela atuação do vendo sul. Na última medição, na tarde de hoje, o lago estava em 4,94m.
Após o pico registrado no último domingo, os níveis do Guaíba apresentaram uma lente, ainda que crescente, recessão, chegando a 4,56m no último sábado. No entanto, com as chuvas, o lago subiu cerca de 20cm somente na madrugada e manhã desta segunda. O futuro, indicam os pesquisadores do IDH, também não é muito otimista: a previsão é de cheia duradoura e repique.
Até sexta-feira, os rios afluentes ao Guaíba apresentavam lenta redução em níveis elevados (Jacuí, Sinos, Gravataí) ou moderados (baixo Taquari), consequentemente, contribuindo para declínio dos níveis no lago que margeia a Capital. Mas nas últimas 24h e 72h, a precipitação foi expressiva, com mais de 150mm em grande região, passando os 250mm em alguns casos, incluindo parte das bacias do Taquari, Sinos, Caí e Jacuí.
O sistema de contenção de enchentes é projetado para barrar até 6m. Até o momento, muro da Mauá segue resistindo, apesar da vazão das comportas e do sistema de bombas quase inoperante que resultaram no alagamento de pontos da cidade.