IGP registra queda de 11% nas perícias durante a Operação Verão no Litoral

Redução também ocorreu nos pedidos de carteiras de identidade

Foto: Divulgação/IGP

O Instituto Geral de Perícias (IGP) registrou ao todo uma queda de 11% no número de perícias em local de crime e de atendimentos de perícia médico-legal, que incluem necropsias, verificação de embriaguez ou violência sexual, no Litoral gaúcho. Os números foram registrados entre o dia 19 de dezembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021 e fazem parte da Operação Verão.

Nesse período, foram realizadas 87 perícias de local de crime e 294 atendimentos no Posto médico-legal de Osório, o que equivale a uma redução de 13% e 10 %, se comparado ao com o mesmo recorte temporal do ano passado.

Ainda conforme o órgão, algumas reduções foram acentuadas, como: os atendimentos em locais de morte, feitos pelo Posto de Criminalística de Capão da Canoa, onde caíram de 13 para cinco e os de roubo a domicílio ou estabelecimento comercial, que tiveram queda de oito também para cinco no primeiro período da Operação Verão, entre os dias 19 de dezembro e dez de janeiro também na comparação com o mesmo período do ano passado.

O volume de carteiras de identidade encaminhadas ao IGP também tiveram redução por conta do menor movimento registrado nas praias. Conforme o órgão, a queda foi de 35%, sendo atendidos 2.594 pedidos até o dia 5 de fevereiro deste ano contra 3.971 pedidos de carteiras até a mesma data no ano passado.

Ao todo, a Operação Verão 2020/2021 já contou com a participação de cinquenta e dois servidores. Os atendimentos são feitos em quatros postos de identificação localizados em Osório, Tramandaí, Torres e na Praia do Cassino.