Perfil em rede social denuncia aglomerações no réveillon

Conta no Instagram já tinha quase 70 mil seguidores, no início da tarde. Maior número de denúncias vem de Santa Catarina

Foto: Reprodução / Instagram

O perfil “@brasilfedecovid” no Instagram já tinha quase 70 mil seguidores, no início da tarde desta sexta. Segundo a descrição, o objetivo é “denunciar os macabros momentos de confraternização entre os brasileiros e a Covid-19 no verão 2020/2021”. Nas publicações, há fotos e vídeos de festas e aglomerações em diferentes partes do país. O texto irônico expõe o desrespeito aos protocolos de segurança para se evitar a propagação do novo coronavírus, como uso de máscaras, isolamento e álcool em gel.

Em um dos vídeos, é possível ouvir quando uma mulher grita: “É só me entubar, me entuba”. O criador do perfil em uma das postagens explica ter sido mal entendido e que a ideia não é promover eventos e sim evidenciar as festas clandestinas que ainda ocorrem em todo o Brasil.

É possível ver centenas de pessoas juntas, acompanhando shows de bandas famosas e DJs, como em um cenário pré-pandemia. Destinos badalados como Jericoacoara (CE) e Cabo Frio (RJ) aparecem na lista de locais que não respeitam as regras de distanciamento social. Até ontem, a maioria das denúncias havia chegado de Santa Catarina. Em uma das postagens de hoje, o perfil promete publicar centenas de imagens da virada de ano.

Nos últimos três dias, o Brasil manteve média superior a mil mortes reportadas, em 24h, em função do coronavírus. O país tende a superar a marca de 200 mil vidas perdidas no início da próxima semana.

ci