Dmae republica edital para construção da ETA Ponta do Arado

Valor atualizado estimado para a contratação é de cerca de R$ 114 milhões

Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) republicou, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), nesta terça-feira, o edital da concorrência para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, que vai atender bairros da zona Sul. A suspensão havia ocorrido após o Departamento receber questionamentos sobre os orçamentos de referência, já que os preços do mercado da construção civil vêm sofrendo alterações constantes.

O valor atualizado estimado para a contratação é de cerca de R$ 114 milhões, por meio de financiamento de 95% com a Caixa Econômica Federal. A abertura da licitação está prevista para 4 de fevereiro de 2021, às 9h.

A contratação prevê a construção de uma ETA capaz de produzir 2 mil litros por segundo, com entrega das obras projetada para 2023. Além disso, o sistema Belém Novo abrange a instalação de uma estação de bombeamento e de uma subestação de energia elétrica, por meio de editais em separado.

Até que a ETA Ponta do Arado fique pronta, o Dmae instalou junto à ETA Belém Novo uma estação compacta que vem ampliando a produção de água. Foram contratados 300 litros por segundo, o que vai ampliar de mil para 1,3 mil litros por segundo a produção e distribuição de água para os bairros do Extremo Sul e da Lomba do Pinheiro. Até o momento, a ETA Compacta já entrega mais 150 litros por segundo.