Prefeitos do Litoral Norte impõem novas restrições ao comércio

Plano de prevenção à Covid-19 foi editado para garantir continuidade dos serviços

Distância mínima e obrigatoriedade de máscara são regras principais. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Em meio à retomada da circulação de pessoas na faixa de areia das praias do Litoral Norte, os prefeitos da região aprovaram uma série de alterações no plano de contingenciamento enviado ao Governo do Rio Grande do Sul no início da semana. As medidas, mais restritivas, tem como objetivo a garantia de estabilidade nos números da Covid-19.

A partir de agora, recomenda-se o distanciamento de três metros entre os núcleos familiares na beira-mar. As atividades físicas estão liberadas, desde que respeitando o uso de máscaras. Por outro lado, o comércio deve funcionar com capacidade de 50% a 70% – incluindo lojas de rua, shoppings centers, bares, restaurantes e lanchonetes.

Shows com música ao vivo só podem acontecer até a 1 hora da madrugada. Os hotéis que possuem o Selo Turismo Responsável, do Governo Federal, conseguem utilizar até 75% dos quartos. Os que não possuem têm lotação reduzida a 60%. Missas e serviços religiosos precisam respeitar o limite de 30% da ocupação regular.

Em entrevista ao jornalista Sid Jesus, do Correio do Povo, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Imbé, Pierre Emerim, afirmou que as normas atendem às reivindicações do Poder Público. “Todos deverão cumprir as regras de distanciamento e segurança”, ressaltou.