Covid-19: Clínicas restringe cirurgias e incentiva tele-consultas com aumento em internações

UTI do Hospital atende 62 pacientes com a doença confirmada e três com suspeita, com lotação de quase 88%

Emergência pediátrica ficará localizada no Bloco B do Hospital de Clínicas | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Foto: Alina Souza/CP

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) passou hoje a adotar medidas internas de restrição depois de notar, de forma acentuada, o aumento do volume de pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19 internados na casa de saúde. Atividades que ainda não haviam sido retomadas continuarão suspensas e o Serviço de Ambulatório vai atuar em sintonia com os demais serviços médicos para focar em tele-consultas, evitando o deslocamento de pacientes até o hospital.

Novos agendamentos de cirurgias foram bloqueados e procedimentos já marcados serão reavaliados, mantendo-se apenas aqueles sem possibilidade de adiamento.

O Clínicas trabalha também para aumentar o número de leitos dedicados à enfermaria Covid-19 e busca reorganizar equipes para reforçar os atendimentos relacionados à pandemia.

Na tarde de hoje, de um total de 147 leitos de UTI, havia 15 bloqueados e 116 ocupados, o que configura 87,88% de lotação. Dos 116 pacientes, 62 tiveram Covid confirmada e três, com suspeita, seguem esperando resultado.

O hospital reitera, ainda, que a ação de toda a sociedade, cumprindo as medidas de distanciamento, higiene de mãos e uso de máscaras, é fundamental para evitar a circulação do vírus.