Com quase 60 mil casos de Covid, Porto Alegre contrata testes com resultados em até 12h

Medida acelera investigação de surtos, sobretudo em escolas e instituições de longa permanência

Foto: Ricardo Giusti / CP

Perto de computar 60 mil casos de Covid-19 em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou hoje a oferecer testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar em até 12 horas a presença do novo coronavírus no organismo do paciente. Desde 24 de março, 1.543 pessoas morreram vítimas da doença na cidade. Vinte e um óbitos foram incluídos ao boletim oficial, só nesta segunda-feira.

De acordo com a pasta, a utilização desses exames vai ser limitada àqueles que fizerem o teste em ambiente escolar, a instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) ou em eventuais investigações de surtos de Covid.

A capacidade operacional é de 200 testes por dia, a partir de um contrato com a Santa Casa de Misericórdia. Na identificação de um caso confirmado, escolas e ILPIs devem procurar a secretaria para desencadear a testagem.

Conforme o coordenador de assistência laboratorial, Bruno Goulart, a ideia é garantir a mesma qualidade do RT-PCR e mais agilidade no tempo resposta. “Fizemos um piloto na última sexta-feira e obtivemos resultados em aproximadamente três horas”, informou.

O RT-Lamp é um teste molecular que também detecta a presença a partir da coleta nasal, mas com menos etapas de processamento, gerando resultado mais rápido.

Números da Covid

Desde março, Porto Alegre registrou 58.671 casos confirmados de pacientes com coronavírus. Desses, 48.027 se recuperaram da doença. Além disso, 11.281 suspeitas seguem em análise.

Os serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tinham hoje 266 casos confirmados de Covid-19 em adultos e um caso em pediatria. Há também 19 casos suspeitos de adultos e dois infantis, além de 16 pacientes adultos, em emergências, aguardando leito de UTI com a Covid confirmada.