A Prefeitura de Porto Alegre autorizou a reabertura de feiras e briques fixos na Capital a partir deste final de semana. As regras foram definidas em um decreto publicado no Diário Oficial do Município. As bancas devem ficar cinco metros distantes uma das outras. Fica vedada a aglomeração de pessoas e o consumo e degustação de produtos na área das feiras. Um dos eventos beneficiados, que retorna neste domingo (30), é o Brique da Redenção, na avenida José Bonifácio.
As bancas serão dispostas em fila dupla nos canteiros próximos à João Pessoa. Já nas proximidades da Owsaldo Aranha, os pontos de venda serão distribuídos em fila simples. Para este final de semana, a previsão é de que somente as 25 bancas dos antiquários e quatro bancas de artistas plásticos estejam no local. Em setembro, mais feirantes devem voltar ao Brique.
Artistas do Brique
Em entrevista à Rádio Guaíba, no meio da semana, o artista Edson Moacir Garcia de Oliveira relatou queda de 70% nas vendas de seus trabalhos. O pintor expõe e vende quadros no Brique da Redenção há três anos. “A gente ainda precisa da presença do público para expor o trabalho. A gente teve que suportar esse tempo todo sem uma renda mensal razoável”, afirmou. “Muitos querem, de fato, voltar ao trabalho por conta mesmo da dificuldade financeira” completou o expositor.
Além do Brique da Redenção, volta a funcionar o Brique de Sábado e a Feira de Orgânicos, no mesmo local. No Centro Histórico, a Feira da Praça da Alfândega vai funcionar em sistema de rodízio, para que cada banca possa abrir três dias por semana.