Cidades da Serra entrarão com mais um recurso para reverter bandeira vermelha

Para o presidente da Amense, José Carlos Breda, anúncio do governo não surpreende

Foto: Divulgação/PMCotiporã

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Amesne) divulgou nota, na noite desta sexta-feira, confirmando que vai recorrer da decisão que classifica a região com bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado adotado pelo governo gaúcho para conter a expansão da Covid-19.

Para o presidente da Amense, José Carlos Breda, prefeito de Cotiporã, o anúncio não surpreende. Ele reitera, porém, o entendimento de que as cidades fizeram um esforço importante para aumentar a capacidade de atendimento, quer em leitos clínicos, quer em leitos de UTI, possuindo todas as condições de permanecer na bandeira laranja, de risco médio, que impõe restrições mais brandas ao setor produtivo.

“Nos recursos anteriores, a exemplo do que faremos neste, demonstramos tecnicamente e sugerimos melhoramentos no Modelo de Distanciamento Controlado, o qual, no nascedouro mostrou-se uma ferramenta eficaz de controle, atualmente não mais mostra a mesma eficácia, distanciando-se da efetiva e real situação fática da região”, afirmou Breda.

Na semana passada, a Amesne recorreu da bandeira vermelha, mas não teve sucesso.