Alckmin viaja na segunda-feira para Rio Grande do Sul e discute medidas com indústria gaúcha

Governo avalia, por exemplo, a retomada de programa criado na época da pandemia de Covid-19 para flexibilizar regras trabalhistas

O vice-presidente Geraldo Alckmin em agenda Foto: Lula Marques / ABr / Divulgação / CP

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vai visitar na próxima segunda-feira (27) o Rio Grande do Sul, devastado pelas chuvas e pelas enchentes. Trata-se da primeira viagem ao estado desde o início da tragédia ambiental. Na ocasião, o titular vai se reunir novamente com o setor da indústria gaúcha.

A agenda de Alckmin em terras gaúchas envolve reuniões com o setor da indústria e com o ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O vice-presidente volta para Brasília ainda na segunda-feira, de acordo com a previsão da equipe.

Recentemente, Alckmin se reuniu com representantes industriais gaúchos. Como mostrou o R7, o governo avalia uma resposta para a demanda entregue pelo setor da indústria. Entre as medidas avaliadas, estão a retomada do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado na época da pandemia de Covid-19 e que flexibilizou as regras trabalhistas em período de calamidade.

Alckmin relatou que a União analisa mais medidas de crédito voltadas para a área industrial gaúcha e, neste momento, discute as taxas de juros e o fundo garantidor. “Nós vamos trabalhar junto aos ministérios da área produtiva, econômica, desenvolvimento, trabalho e bancos federais. Eu destacaria a primeira questão que a indústria gaúcha foi mais de 90% afetada [pelas chuvas], porque foram as regiões mais industrializadas — a região metropolitana de Porto Alegre e a serra gaúcha —, onde estão os maiores polos industriais. Então, todo empenho para a gente rapidamente recuperar a atividade da indústria e manter empregos na região”, disse na ocasião.