Campanha do Agasalho do governo gaúcho adere a pontos de drive-thru em 2020

Distanciamento exigido para o controle da Covid muda estratégia em 2020

Foto: Facebook / Reprodução

O governo estadual lançou hoje a edição anual da Campanha do Agasalho, incentivo à doação de roupas, calçados e cobertores por parte da população. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite anunciou que, em função do distanciamento controlado, imposto para conter o avanço do coronavírus, a campanha vai contar com pontos de coleta em drive-thrus – móveis e fixos -, já a partir deste fim de semana.

Ao longo de junho, julho e agosto, durante alguns sábados, equipes da Defesa Civil Estadual vão receber as doações em diferentes pontos de Porto Alegre. Um drive-thru fixo vai funcionar na Central de Doações, de segunda a sábado (veja detalhes abaixo).

O rigor do inverno vem acompanhado, em 2020, da crise provocada pela pandemia de coronavírus. Esse é o argumento da Campanha, que usa o lema “Mais do que nunca, é tempo de solidariedade.” “Doar também é um ato de amor, e pedimos que os itens que forem doados estejam em boas condições”, enfatizou Leite, ao apresentar o conceito da campanha.

Roupas, agasalhos, calçados e coberturas vão ser distribuídos a vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Casas de passagem, ONGs, hospitais, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social também recebem as doações.

Municípios interessados em receber doações devem comunicar a Central de Doações da Defesa Civil, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

Embora a doação seja amplamente estimulada, a entrega e a coleta dos itens, em função da Covid, devem ser realizadas mediante agendamento, a fim de evitar aglomerações na Central. As marcações podem ser feitas pelo telefone (51) 3288-6781.

A Campanha do Agasalho conta com o apoio do Grupo Zaffari, Sesc RS, Sindifisco RS, 99 App, Instituto Unimed, Farmácias São João e Panvel.

Até 30 de junho, a 99 vai subsidiar até metade do valor das corridas para pontos de coleta drive-thru de doações. O doador não precisa se deslocar até o local. Há a possibilidade de enviar as doações sem embarcar no carro. Para participar, basta solicitar a corrida pelo aplicativo da 99 e colocar as doações diretamente no porta-malas do veículo. Para usar os descontos, limitados a R$ 15, basta inserir o endereço do ponto de coleta no campo de destino da corrida.

Locais para doações
• Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501 – térreo, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre)

• Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

• Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo

• Grupo Zaffari (supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping)

• Unidades do Sesc