MEC vai abrir consulta sobre data do Enem

Inscritos na sondagem terão três opções de escolha

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que o governo vai abrir consulta direta, por meio da internet, aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para decidir a data de realização das provas deste ano.

De acordo com o ministro, a consulta vai ocorrer na Página do Participante, em fim de junho. O Ministério da Educação (MEC) estima que 5 milhões se inscreverão à sondagem.

Todos os inscritos poderão escolher entre a manutenção da data das provas, o adiamento por 30 dias e a suspensão indefinida do exame em razão da pandemia de Covid-19.

As provas do Enem seguem, por enquanto, confirmadas para 1º de novembro (linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias) e 8 de novembro (ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias).

Organizações estudantis e universidades vêm fazendo pressão pelo adiamento da prova, alegando que a pandemia de coronavírus compromete “as condições de continuidade e conclusão dos estudos das alunas e alunos do ensino médio, potenciais candidatos ao exame”, que dá acesso ao ensino superior.