Uso de máscaras no Trensurb passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira

Empresa vai aguardar o decreto para definir de que forma fazer a fiscalização

Foto: Trensurb / Divulgação

A Trensurb informou que passa a exigir o uso de máscaras de proteção pelos passageiros a partir desta sexta-feira. O governador Eduardo Leite determinou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o uso obrigatório do equipamento, que deve constar em decreto válido também para ônibus urbanos e intermunicipais, lotações, táxis e carros de aplicativo. A Trensurb informou que vai aguardar o decreto para definir de que forma fazer a fiscalização.

Conforme a empresa, desde o início da semana, uma campanha já recomenda o uso de máscaras nos trens e estações. Reportagem do Correio do Povo apontou que grande parcela dos usuários já adotou o item nesta quinta-feira, primeiro dia em que os passageiros foram orientados a usar máscara para evitar a proliferação do coronavírus.

Já o Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô), informou que vem exigindo da Trensurb a distribuição de álcool gel e máscaras de proteção nas estações. Além disso, o sindicato vê de forma negativa o crescimento do número de passageiros nas composições. “Temos acompanhado com extrema preocupação, a semana inteira dobrou o número de usuários. É impossível manter o distanciamento assim”, afirmou o presidente do Sindimetrô, Luis Henrique Chagas.

Na próxima semana, 100 testes de Covid-19 serão feitos nos servidores que atendem diretamente o público. Os exames serão realizados graças a uma parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).