Número de passageiros cresce nas estações da Trensurb

Quarta-feira registrou maior número de embarques desde 20 de março

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Mesmo que a demanda de passageiros tenha reduzido consideravelmente desde o início das orientações para isolamento em razão da pandemia de coronavírus, a Trensurb registra aumento de circulação nas estações. Conforme a empresa, foram transportadas 49.790 pessoas nessa quarta-feira. Eram 47.876 na quarta-feira anterior e 41.021 no dia 15.

A redução ainda é de 68,4% em relação à média de usuários em dias úteis na primeira quinzena de março, que era de 157.636. O número de embarques dessa quarta, porém, é o maior desde 20 de março, quando 70.836 pessoas utilizaram o serviço. A Trensurb chegou a transportar apenas 27.489 passageiros em 26 de março, o que correspondia a uma diminuição de 82,6% em relação à média da primeira quinzena do mês.

Novos parâmetros de circulação foram adotados pela empresa a partir do crescimento no número de usuários, mesmo em meio à pandemia. Os intervalos passaram a ser menores, com o uso de oito trens, em vez de quatro.

Nesta quinta, a Trensurb começou a orientar os passageiros a utilizarem máscaras para evitar a proliferação do coronavírus. “Não podemos obrigar porque somos uma operadora de serviço, nossa recomendação está forte nas estações”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. Nos locais, o que se via era uma grande parcela dos usuários utilizando o item de prevenção.

Neto afirmou que, apesar do crescimento no número de usuários, não vem ocorrendo concentração de pessoas dentro das composições. “Estamos mantendo o um nível de atividade muito bom, o que me dá segurança em dizer que não há aglomeração”, assegurou. Entre as medidas adotadas pela empresa está a retomada das viagens a cada cinco minutos, entre 6h e 8h, o horário de maior pico.