Porto Alegre passa a ampliar, nesta quarta, testagem para Covid-19

Testes serão destinados a pacientes internados, profissionais de saúde, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e idosos com sintomas de síndrome gripal

País tem quase 29 mil mortes por Covid-19 | Foto: Ricardo Giusti/CP
Foto: Ricardo Giusti / CP

Vai começar, nesta quarta, a ampliação de testagens para coronavírus em Porto Alegre, anunciada pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. na segunda-feira. Serão 580 testes diários a serem feitos em pacientes internados, profissionais de saúde, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e idosos com sintomas de síndrome gripal.

As testagens serão fornecidas pelos laboratórios particulares Peritos Lab e Grupo Exame e pelos hospitais Santa Casa e Moinhos de Vento. Porto Alegre também dispõe de 14,7 mil testes rápidos, dos quais 10 mil foram adquiridos pela Prefeitura e serão fornecidos pelo laboratório Hilab, além dos 2,7 mil entregues pelo Ministério da Saúde e dos 2 mil doados pelo grupo Iguatemi.

As suspeitas de síndrome gripal em idosos devem ser notificadas por enfermeiros ou médicos das instituições de longa permanência ou através da central de acompanhamento de notificações de pacientes de risco. Já as suspeitas de profissionais da segurança e da saúde devem ser notificadas pelo médico que prestou assistência. Depois, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão a triagem para agendar a coleta de material para exame.

Covid ocupa 34 leitos em UTI

Na noite dessa terça-feira, Porto Alegre tinha 35 leitos de UTI ocupados com pacientes testados positivos para coronavírus – cerca de 5% do total de vagas de terapia intensiva disponíveis para adultos na cidade. Esse número atingiu o pico de 43 internados, há mais de 20 dias. As UTIs também atendem mais 15 pessoas com suspeita da doença, ainda aguardando exames.