Marchezan projeta 580 testes de Covid por dia em Porto Alegre

Em live, prefeito também anunciou que Município vai distribuir cartões a famílias mais carentes, para compra de alimentação

Foto: Reprodução/Twitter

A Prefeitura de Porto Alegre quer testar pelo menos 580 pessoas por dia para o novo coronavírus. Sem dar um prazo de início exato, o prefeito Nelson Marchezan Jr. disse, em live transmitida pelo Facebook, na tarde desta segunda-feira, que a referência para esse dado é a Coreia do Sul.

“Durante quase 70 dias, para se tornar referência, testou um volume de pessoas. A gente dividiu a população da Coreia pelo número de testes feitos, no total, e pelo número de dias. A Coreira testou 7.323 pessoas (em duas semanas). Nossa meta é testar 5.600 (nesse período). Isso dá 400 pessoas por dia para ficarmos parecidos com a Coreia”, explicou.

Já vêm sendo feitos 30 testes diários pela Santa Casa e outros 100 devem ser feitos através de parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Segundo Marchezan, a Prefeitura adquiriu 150 testes por dia do Grupo Exame e 300 da Peritos Lab. No total, são 580 testes diários além de um montante de testagens rápidas que chega a dois mil, doadas pelo Shopping Iguatemi, 2,7 mil enviados pelo Ministério da Saúde e outras dez mil do laboratório Ilab. “Nossas decisões de abrir setores da economia vão demorar um pouco. Mas este subsídio vai nos dar uma segurança maior para ter evidências ainda mais fortes”, disse.

Auxílio

Citando os 250 mil porto-alegrenses inscritos no Cadastro Único e “tantos outros” necessitando de auxílio, o prefeito anunciou a criação de um cartão de benefícios em meio à pandemia de Covid. Ainda sem data prevista para início, a Prefeitura deve distribuir valores a famílias mais carentes para compra de alimentação. “Nossa ideia é fornecer um cartão e fazer um depósito para essa pessoa ter a possibilidade de fazer suas compras. Para que a gente tente, através desse cartão, fomentar a economia periférica, dos bairros e gerar a economia circular naquela região”, informou.