Governo do RS promete testes rápidos para todos os idosos com sintomas de Covid-19

Decisão abrange pessoas acima dos 60 anos, incluindo moradores de asilos e pacientes com comorbidades

Foto: Facebook / Reprodução / CP

As pessoas acima dos 60 anos que tenham sintomas da Covid-19 devem ser submetidas aos testes rápidos para identificar se possuem o novo coronavírus. A decisão garante a testagem à população idosa, anunciaram o governador Eduardo Leite e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, em coletiva via videoconferência, na tarde desta sexta-feira.

A determinação, segundo Arita, decorre da chegada de mais 85 mil testes para o novo coronavírus. O material, que identifica se o paciente desenvolveu anticorpos, vai ser distribuído a municípios com casos confirmados da doença e a municípios do Interior, para a testagem de profissionais das áreas da saúde e segurança, pelo critério populacional. A força policial militar vai ter cinco mil testes garantidos, confirmou a secretária de Saúde durante entrevista.

Kits de alimentação escolar

Já a Secretaria Estadual de Educação iniciou, nesta sexta-feira, a distribuição de 185 mil kits de alimentação escolar para estudantes de baixa renda de todo o Rio Grande do Sul. Para o governador Eduardo Leite, a decisão é uma forma de amparar as famílias dos estudantes que vêm tendo mais gastos com alimentação, visto que os alunos tinham acesso à merenda escolar. O valor investido nos kits de alimentos provém da quota da merenda escolar que, devido a suspensão das aulas, não vinha sendo usada.

As primeiras cidades a receberem os kits serão Canoas, Estrela, Gravataí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.

“Lamentamos que o país perca o foco”

O governador Eduardo Leite lamentou, em entrevista nesta sexta-feira, a saída do ex-ministro Sergio Moro do governo federal em um momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19. “É evidente que nós lamentamos que o país perca, neste momento grave que estamos vivendo, o foco, a concentração que deve estar voltada ao enfrentamento de um momento difícil na história”, declarou.

Leite disse ainda que a “energia” para administrar a situação de pandemia está sendo “dispersada pelos agentes políticos”. O governador ainda solicitou que as instituições da República analisem a situação que deve precisar de um “reforço de esclarecimento sobre as modificações e alterações na Polícia Federal”. “Esperamos que a saída do ministro não afete a sintonia institucional”, concluiu Eduardo Leite.