Passo Fundo decreta uso obrigatório de máscara

Prefeitura tomou a medida neste domingo. Cidade é a segunda com mais casos e mortes em todo o RS

Foto: Alex Borgmann / PMPF / Facebook / Reprodução

A Prefeitura de Passo Fundo publicou um decreto, neste domingo, que torna obrigatório o uso de máscara descartável ou reutilizável. O município registra 43 casos de Covid-19, com quatro mortes até o momento, ficando atrás apenas de Porto Alegre em número de contaminação. Além disso, conta com hospitais regionais tratando pacientes de cidades vizinhas internados com o novo coronavírus. Dois deles, de Marau e Tio Hugo, faleceram na rede hospitalar de Passo Fundo.

O uso de máscaras deve ser feito durante o deslocamento de pessoas em todo o território do município, e para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado. Compreende-se, entre os locais descritos, ruas, praças, parques, meios de transporte coletivo e individual de passageiros, repartições públicas, hospitais, supermercados, farmácias, padarias, agências bancárias, além de outros estabelecimentos do comércio.

Se necessário, a máscara pode ser substituída por qualquer outro instrumento que proteja o nariz e a boca. A obrigatoriedade estende-se a todos os funcionários de empresas e estabelecimentos comerciais que se encontrem em serviço.

A fiscalização deve ser feita pelo município e por todos os órgãos de controle. As medidas previstas no decreto podem ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica da cidade.