Governo contrata laboratório para ampliar testes de coronavírus no RS

Acordo de seis meses prevê entrega de 250 resultados por dia

Foto: Facebook / Reprodução / CP

A contratação de um laboratório particular, pelo governo estadual, deve incrementar, em 250 testes PCR de Covid-19, a capacidade diária do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), que hoje é de 400 testes, conforme o governador Eduardo Leite. O contrato, de seis meses, pode ser prorrogado pelo mesmo período.

A M&S Produtos Agropecuários Ltda, de Pelotas, se compromete a entregar os resultados dos testes, em 24 horas, a partir da coleta da amostra. Com o reforço, o governo prevê ampliar a testagem de pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Atualmente, os testes PCR – realizados com a coleta de sangue – servem à chamada Rede Sentinela: pacientes internados em estado grave de saúde e trabalhadores das áreas da saúde e da segurança pública.

A partir de um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que prevê a aplicação inicial de um lote de 500 testes, a intenção do governo é que a testagem seja ampliada para “trabalhadores sintomáticos que tenham se afastado do trabalho”, conforme a secretária estadual de Saúde, Arita Bergamnn.

“Providenciamos a compra de um extrator para dar mais agilidade aos resultados”, disse ela, durante coletiva.

Plano de contingência para o sistema prisional

O governador Eduardo Leite anunciou, ainda, um plano de contingência para o sistema prisional gaúcho a ser aplicado durante a pandemia de Covid-19. A série de ações prevê o cuidado na recepção de apenados novos e isolamento social, se necessário, em unidades do sistema carcerário.

“O plano é muito bem montado e conta com o trabalho conjunto do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública”, apontou, sem especificar o início de aplicação das medidas no RS.