RGE suspende temporariamente corte de energia para clientes residenciais

Medida vale por 90 dias e contempla clientes residenciais urbanos e rurais, incluindo aqueles cadastrados no benefício de baixa renda e serviços essenciais

As distribuidoras do grupo CPFL Energia, entre elas, a RGE, suspenderam o corte de fornecimento de energia pelo período de 90 dias por falta de pagamento. Serão contemplados os clientes residenciais urbanos e rurais, incluindo aqueles cadastrados no benefício de baixa renda. Além destes, os serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais, não sofrerão cortes.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou as medidas que começaram a ser implementadas pelas empresas distribuidoras de energia. A iniciativa visa garantir a continuidade dos serviços por conta da pandemia do novo Coronavírus.

A RGE alerta para o cuidado em relação ao acúmulo de contas. As medidas da ANEEL são temporárias, com prazo de término definido em 22 de junho de 2020. No retorno das atividades regulares, cobranças de débitos terão juros e multas e serão passíveis de corte de energia em caso de não pagamento. Além disso, a negativação do cliente inadimplente em cadastros de crédito continua sendo permitidas e utilizadas pela RGE. 

Leitura do consumo

Outra medida definida pela Aneel foi a permissão para que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual, ou mesmo que não façam. Nesse caso, será considerada a média aritmética do consumo nos últimos 12 meses. Para facilitar o recebimento e pagamento das contas e contribuir para a saúde de todos, a empresa orienta seus clientes a cadastrar a conta por e-mail e atualizar seus dados  por meio dos canais online www.cpfl.com.br ou do aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet.

A RGE também disponibiliza aos clientes diversos canais de pagamento. São eles: internet banking e débito automático, parcelamento pela web (via site ou aplicativo), parcelamento da conta com cartão de credito, entre outros.