Coronavírus leva instituições de ensino superior a cancelar aulas e formaturas no RS

ESPM, Unipampa, UFPel, Ufrgs, UFCSPA, Unisinos e Feevale definiram medidas, entre ontem e hoje

Foto: Unisinos / Divulgação

Após a ESPM se tornar a primeira universidade no Rio Grande do Sul a anunciar cancelamento de aulas devido ao coronavírus, outras instituições tomaram a mesma decisão. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) suspendeu as aulas de graduação até o dia 28 de março para prevenir contágios pelo coronavírus. Matrículas e processos seletivos, no entanto, seguem mantidos normalmente. Em comunicado, a Unipampa indica que sejam evitadas aglomerações nos ambientes da instituição.

As Pró-Reitorias, Diretorias, Coordenadorias e a Direção de cada campi organizarão equipes de trabalho, se necessário, em sistema de revezamento de turnos e trabalho remoto registrado para fins de comprovação. O calendário acadêmico fica mantido e devem ser realizadas atividades para recuperação dos conteúdos e regularização de frequência dos estudantes.

A direção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão das aulas por três semanas, a partir da próxima segunda. Em publicação, a UFPel informou que os estudantes envolvidos em atividades acadêmicas consideradas essenciais receberão orientações em cada Unidade.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) anunciou que a partir desta sexta-feira todas atividades extracurriculares foram suspensas, com o objetivo de prevenir o Covid-19. A instituição de ensino, no entanto, reitera que as aulas seguem normalmente e que pode alterar as ações, se necessário.

No fim da tarde, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também emitiu comunicado informando que as aulas na instituição serão suspensas, de 16 a 28 de março. Também foram suspensas as atividades em locais de prática, exceto estágios, que atenderão às regras de cada local.

Também hoje, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) confirmou que suspende, a partir de segunda-feira, as aulas nos 17 campi. A medida fica em vigor até o dia 21.

Formaturas adiadas ou com restrição 

Na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), a cerimônia de formatura marcada para esta sexta-feira vai ter restrição de número de convidados para evitar aglomeração em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. A orientação inicia era evitar público no Anfiteatro Padre Werner. Após uma reunião com a comissão de formatura, a universidade liberou hoje a presença de três convidados por formando para evitar aglomeração, com restrição, inclusive, para sessão de fotografias no local. As cerimônias de colação de grau ainda por ocorrer, em março, serão mantidas, mas sem a presença de público. Os eventos devem ser transmitidos pela internet, conforme a universidade.

Localizada em Novo Hamburgo, a Feevale informou não ter nenhuma cerimônia de formatura agendada para as próximas semanas mas reforça que também vem adotando medidas de orientação e prevenção ao coronavírus. Recentemente, a instituição lacrou os bebedouros e está adotando algumas providências em sala de aula, como mantê-las arejadas, por exemplo, além da não realização de eventos que envolvem grande aglomeração de pessoas. Além disso, diariamente a Instituição avalia a situação, estando inclusive preparada, se for o caso, para oferecer aulas à distância.

Na última quinta-feira, a Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) comunicou que todo o calendário de formaturas previsto para o primeiro semestre de 2020 havia sido suspenso. A faculdade disse, ainda, que não há datas previstas para reagendamento. A decisão integra uma série de medidas cautelares para evitar aglomerações de pessoas.