O presidente Luíz Inácio Lula da Silva atendeu aos apelos do governador Eduardo Leite em meio às chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul. A Força Aérea Brasileira informou, por volta das 20h40min desta terça-feira, que se mobilizou para auxiliar no resgate dos atingidos por enchentes, especialmente na região de Santa Maria.
“Para ajudar na missão, a FAB colocou à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM)”, salientou nota oficial.
Lula também se pronunciou sobre a situação gaúcha. “Coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul, que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta”, explicou o presidente. “No que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, avaliou.
Mais cedo, Leite havia feito um enfático apelo ao presidente. “Por favor envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar centenas de pessoas, em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu.
A FAB salienta que já está operando em salvamentos em Santa Maria. “Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz”, detalhou. “Devido ao horário e às condições meteorológicas, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).”