Governo do Estado recebe lideranças do MST para tratar da estiagem

MST estima perdas superiores a 50% da produção de grãos, hortaliças, frutas e leite em 118 assentamentos no Estado.

Trabalhadores sem terra protestaram no Incra em Porto Alegre | Foto: Leandro Molina/MST
Trabalhadores sem terra protestaram no Incra em Porto Alegre | Foto: Leandro Molina/MST

Pequenos agricultores e os Sem Terra serão recebidos pelo governo do Estado em uma audiência na tarde desta terça-feira. O encontro dos ativistas será com o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, por meio de uma agenda marcado com o ativista Frei Sérgio Antônio Görgen. De acordo com o integrante da direção nacional do MST, Ildo Pereira, os movimentos sociais pedem soluções imediatas para amenizar os problemas provocados pela estiagem. “Precisamos de algo, que o governo se posicione concretamente para amenizar um pouco das perdas que as famílias de pequenos agricultores, e não só os pequenos agricultores, mas o povo do Rio Grande teve nesse período”, cobrou.

As entidades afirmam que as perdas motivadas pela falta de chuva passaram de 50% nas produções de arroz, leite, hortaliças, frutas, milho e feijão. Ao menos 118 assentamentos e 4.600 famílias foram prejudicadas. Ainda conforme os trabalhadores, a situação se agrava porque há camponeses que não tiveram acesso a recursos de crédito rural e que não possuem qualquer tipo de seguro da atividade.

Governo monitora situação

Na segunda, o governador Eduardo Leite falou dos esforços do Executivo no auxílio aos municípios afetados pela estiagem. “Reforçamos as equipes da própria Defesa Civil para que possamos fazer a análise célere dos municípios e, mais rápido possível, certificando a situação de emergência, darmos as soluções possíveis”, sustentou.

Desde ontem, o MST e o MPA ocupam o pátio do Instituto Nacional de Reforma Agrária, o Incra, em Porto Alegre. Segundo as entidades, 700 pessoas participaram do protesto.