Incêndio em aterro de inertes de Canoas só deve ser controlado nesta quarta

O terreno é de grande dimensão e com diversos materiais inflamáveis, o que dificulta o combate às chamas

canoas incêndio aterro sanitário
Chamas iniciaram na noite desta segunda-feira | Foto: Jonathas Costa / CP

O Corpo de Bombeiros de Canoas estima que o incêndio que atinge o aterro de inertes do município, desde a noite dessa segunda-feira, só deve ser totalmente controlado amanhã. Segundo a corporação, o terreno é de grande dimensão e com diversos materiais inflamáveis, o que dificulta o combate às chamas.

O aterro fica no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói. Ele é administrado por uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Canoas. Conforme os Bombeiros, o local é afastado e não representa risco para a comunidade. A empresa responsável pelo espaço está prestando apoio no combate ao fogo.

Não há registro de feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Ocorrências anteriores

Em dezembro de 2019, foram registradas duas ocorrências de incêndio no local. Em uma delas, o Corpo de Bombeiros atuou durante quatro dias para controlar o fogo. Nestes casos, conforme o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Paulo Osório, a Prefeitura atua em apoio aos Bombeiros. A administração pública fornece alimentação, água e caminhão com carregamento de terra.

Nota da Prefeitura

O Incêndio no Parque Industrial Jorge Lanner ocorreu em uma parte do aterro de inertes. Técnicos da Prefeitura e o Corpo de Bombeiros trabalharam durante toda a madrugada desta terça-feira (21) para debelar as chamas. A área incendiada já está isolada e o fogo está controlado pelos Bombeiros. As chamas atingiram apenas a parte das madeiras, que já haviam passado pela triagem e estavam isoladas dos demais materiais. É uma área distante da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. A Prefeitura aguardará o parecer dos Bombeiros.